Speicherstadt: Ciudad de almacenes y ladrillo

febrero 27, 2016
admin
ciudad-almacenes-ladrillo

A cidade de Hamburgo (Alemanha) tem o segundo porto mais importante da Europa e dentro dele existe uma grande jóia de cerâmica vermelha: Speicherstadt.

O nome é difícil de pronunciar, mas literalmente significa “Cidade de Armazéns”. São 26 hectares construídos entre 1883 e 1927 que a converteu inicialmente em um dos maiores armazéns do mundo.


plano-speicherstadt

Este lugar é impressionante por suas fachadas neogóticas de tijolo vermelho. Para os amantes do tijolo visto, é um sonho.


edificios-ladrillo-visto
muros-ladrillo-visto

Estes edifícios industriais foram construídos com muita estética e encanto, algo difícil para esse tipo de construção. Sem dúvida, pelas características do tijolo e pela rica variedade de cores que utilizaram, se criou uma harmonia misteriosa a este bairro.


ladrillos-ciudad

Em 2015, Speichersadt foi declarada Patrimônio Mundial da Humanidade, pela UNESCO. O uso atual já não é armazenar grandes carregamentos portuários, mas principalmente como escritórios corporativos.

Um edifício muito interessante em Speichersadt é o “Chilehaus”, também declarado Patrimonio Mundial da Humanidade. Este edifício é um excelente exemplo do movimento arquitetônico “expressionismo em tijolo”.


Chile-ladrilo-construciones

Um edifício de 36 mil metros quadrados com tijolo visto. É muito característico pelos seus ângulos e pontas sobressalientes, além das tonalidades do tijolo se adaptarem muito bem ao ambiente húmido de Hamburgo.




Sin comentarios

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos necesarios están marcados *

Puedes usar las siguientes etiquetas y atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>